Pesquisa sobre WhatsApp – Desirre Catani / Flickr

Em 2016, uma pesquisa (Desiree Catani / Flickr/) apontou o Brasil como o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo, perdendo apenas para a África do Sul. Outro estudo do Grupo Ibope, de 2017, revelou que o mensageiro está em 91% dos smartphones dos brasileiros.

Mas, como em toda rede social, há alguns cuidados importantes que devem ser tomados para você não se tornar um usuário indesejado ou se transformar num spam para o seu cliente.  Confira algumas dicas:

# Dica 1

Construa seu próprio mailing – lista com os dados dos clientes inclusive com o WhatsApp. Peça autorização ao cliente para incluí-lo no mailing de sua empresa para receber lançamentos, descontos, promoções, dicas, entre outros ou crie um grupo e envie convite para ele participar. Tenha uma relação de respeito com o consumidor. Comunique somente o necessário, algo que o tornará interessado em consumir o seu produto ou serviço. Nada de forçar intimidade e invadir sua privacidade mandando correntes, mensagens diárias de “bom dia!”, “boa tarde!” e “boa Noite!”. Preserve-o para receber informações estratégicas sobre o seu negócio. Planeje o envio de mensagens.

# Dica 2

Cuidado com o que envia e o que se escreve. Lembre-se que o aplicativo possui um corretor de texto traiçoeiro que pode transformar uma ingênua palavra num palavrão. Portanto, revise o texto antes de mandar. Acrescente uma foto legal, crie um vídeo curto (feito por você mesmo usando o celular) apresentando um novo produto, novo prato ou um novo espaço de sua empresa que irá beneficiá-lo. Seja criativo. E quando receber uma mensagem do cliente, responda de forma educada, mesmo que não goste do que foi dito. Nada de transformar o WhatsApp num ringue mercadológico, pois será bloqueado.

# Dica 3

Crie uma relação de respeito e vínculo com ele. Use o WhatsApp para conquistá-lo, fidelizá-lo e torná-lo importante. Cliente gosta de mimos, de ser lembrado. Além de enviar dicas de produtos e serviços de sua empresa, transforme o WhatsApp num SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Envie uma mensagem no pós-venda para ele avaliar o produto, o serviço ou o seu atendimento. Também aproveite para cumprimentá-lo em datas especiais – aniversário, Natal, dia dos pais, das mães etc. Crie promoções com descontos exclusivos para ele via WhatsApp. Mostre que ele está tendo um tratamento diferenciado por se comunicar com você nessa rede social.

# Dica 4

Como montar grupos para o meu negócio? Primeiro passo, grupos pequenos (no máximo 20 pessoas) e por afinidade. Você tem de perceber o interesse do cliente, segmentar as informações e convidá-lo a participar de um grupo que tenha mais coisas relacionadas ao seu perfil. Caso tenha uma loja de calçados, por exemplo, pode criar grupos voltados ao público feminino, masculino, infantil e para esportistas. O grande desafio é mantê-lo interessado na comunicação enviada pela sua empresa. Para isso, você terá de conhecê-lo, ser criativo e estabelecer uma relação de respeito com ele.

 

Fonte: Jornal o Povo

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